Bairro Coroado – 15

NOSSO BAIRRO: COROADO

O bairro Coroado situa-se na cidade de Guarapari, ES. Bairro da periferia, é composto de uma rua comercial,  cito a Rua Carlos Lindemberg, que forma juntamente com suas ruas transversais o que poderíamos chamar de “centro” do bairro. Neste “centro” estão localizados os principais comércios, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria Ramalhete Correa”, o CAIC (Centro de Atendimento Integral a Criança) que também comporta a Escola de Ensino Fundamental “Eliziário Lourenço Dias”, a Creche “Acidolino Dias” e um Posto de Saúde. Ainda na Rua Carlos Lindemberg, há também a Escola de Educação Infantil “Maria Inês Julião”, a Igreja Católica, a Igreja Assembléia de Deus, a Igreja Maranata, a Igreja Batista, a Igreja Adventista, e a Sede da Associação dos Moradores. Ao redor desse “centro”, o bairro é composto basicamente de residências.

SUA GEOGRAFIA FÍSICA E LOCALIZAÇÃO

O Bairro Coroado é composto de partes altas (planalto) e partes baixas (planícies). Situa-se na região Oeste da cidade, tendo como bairros vizinhos, Santa Margarida e Kubitschek e Concha D’Ostra (ao sul), Olaria, São João e Ipiranga (a leste), Prainha (ao norte); e é também rodeado ao norte e a oeste por um canal que forma um grande e belo manguezal, fonte de subsistência de várias famílias da região.

Entretanto, existe um conflito quanto à existência do Bairro Coroado, visto que para os registros do Departamento de Cadastro da Prefeitura Municipal de Guarapari, o mesmo não existe, e sim o loteamento Santa Margarida. Na verdade, para os órgãos componentes, quem mora no Bairro Coroado, mora no Loteamento Santa Margarida. O problema se agravou quando numa área próxima, que também faz parte do Loteamento Santa Margarida, foi criado o Bairro Santa Margarida. Essa área cresceu tanto que se juntou ao Bairro Coroado e agora não dá para delimitar a área pertencente a cada bairro. Ou seria um bairro só?

O SURGIMENTO DO NOME: COROADO

Antes de ser denominado “Coroado”, o bairro chamava-se “Vai quem Quer”, pela dificuldade de acesso. Há aproximadamente quarenta anos atrás o que existia no local onde hoje se situa o bairro era uma mata fechada. As casas estavam dispostas em clareiras no meio da mata. Para chegar ao bairro somente a pé ou a cavalo. Parte da área tinha como proprietários os herdeiros da família Eliziário Lourenço Dias. Foram eles que lotearam a região e com a venda dos lotes o local começou a torna-se populoso.

Com o passar dos anos, com a chegada da eletricidade e da televisão em algumas casas (a vizinhança toda ia para a casa que tinha uma televisão), as novelas viraram a mania local. Conta, os mais velhos, que foi da novela “Irmãos Coragem” que veio a inspiração para o nome. Na novela, existia a cidade fictícia de Coroado. Num belo dia, durante a exibição da novela, pegou fogo em Coroado (na novela) e no bairro também. Depois deste episódio, ligaram o fato do incêndio ter acontecido simultaneamente na televisão e no bairro, que o nome pegou e ficou até os dias de hoje: COROADO.

Anúncios

Sobre carlosilva41

SOU UM SER DE DEUS.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Bairro Coroado – 15

  1. aquele site não existe!!!!!!!!!!!!

  2. day disse:

    isto mesmo si nao estivesse esse bairro nao teria um escola maravi..

  3. day disse:

    e um prof carlosilva

  4. amanda disse:

    oi profe

  5. Rhayane disse:

    Rhayane 7a

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s