Bairro Coroado – 9

Quase uma festa

Com o tempo, o povo começou a reclamar. Diziam que o cemitério não tinha serventia e que só foi feito para roubar dinheiro público. Na solenidade de inauguração, além dos políticos locais participou o presidente da província, que hoje equivale a governador do Estado.

Mas, se na obra de Dias Gomes, a solução pensada pelo prefeito Odorico Paraguaçu para dar cabo do assunto foi contratar o pistoleiro Zeca Diabo, por aqui o jeito foi pedir “emprestado” um morto de municípios vizinhos, sem muito sucesso. “Ninguém  emprestaria um ente querido para servir de oba oba de político”, diz a pesquisadora.

O cemitério só foi inaugurado em 1916 por uma andarilha de Beneventes (hoje Anchieta), cuja identificação até hoje não se sabe. Um dos vereadores mais empolgados, Deoclésio Borges, chegou a fazer um discurso inflamado – e politicamente incorreto para os dias de hoje – sobre o fato de a morta ser uma ilustre desconhecida.

Em meados da década de 70, o cemitério São João Batista já não dava conta de receber os mortos da cidade, segundo o então prefeito Hugo Borges, hoje com 87 anos. E por coincidência ou ironia, o prefeito quase passou pela mesma polêmica que seus colegas do início do século ao mandar construir o novo cemitério, o São Tobias, no bairro Coroado, em 1975. “Achavam que eu estava fazendo muita besteira porque pouca gente morria aqui”.

Mas fiz um cemitério adequado à população da cidade. Falavam em 100 anos vai encher isso aí. “Em 10 já estava cheio”, disse, aliviado.

Anúncios

Sobre carlosilva41

SOU UM SER DE DEUS.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s