MONUMENTOS HISTÓRICOS DE GUARAPARI

RUÍNAS DA IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
MAIS FOTOS >>

Localizada na Av. do Contorno, 143. A igreja foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição, a construção de pedras sobrepostas, unidas por uma massa feita de barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia, datada de 1677, nunca foi inaugurada, pois antes disso pegou fogo. O que restou do prédio chegou a ser cemitério, horta dos alunos da escola pública e sua torre serviu como cadeia.
RADIUM HOTEL
A obra teve início em 1947, em área de 10.000 (dez mil ) metros quadrados, em frente à Praia da Areia Preta, e foi concluída e inaugurada em 1953, como em dos mais chiques hotéis cassino do país. Pelos seus salões, entre mesas de roletas e bacarás, desfilaram grandes personalidades nacionais e internacionais. Com a proibição dos jogos a partir de 1964, o hotel entra em decadência. Já abrigou a EMCATUR e o departamento de Turismo. Hoje, após vários protestos a favor de sua preservação, o Radium Hotel foi tombado como patrimônio histórico Afetivo.
VELHA MATRIZ
Foi construída em 1585, pelo Padre José de Anchieta, que escreveu um auto em Tupi para sua inauguração. Localizada no Morro da Igreja, a Velha Matriz, que inicialmente foi dedicada a Sant´Ana e a Santa Maria, passou a ser homenagear, quase 170 anos depois, Nossa Senhora da Conceição. Em 1878, foi reformada e a fachada ganhou detalhes neo-barroco. Em 1978, a Igreja passou a fazer parte do patrimônio nacional. Atualmente, onde era a Sacristia, está funcionando um Museu sacro, que inclui, em seu acervo, castiçais, cálices, crucifixos e imagens do século XVIII de várias Santas.
POÇO DA FONTE
É o único que ainda resta dos muitos construídos pelos Jesuítas em Guarapari. Também construído de pedras, areia e conchas trituradas e óleo de baleia, o poço cobre uma nascente que até pouco tempo abastecia a cidade, quando faltava água.
IGREJA DE SANT’ ANA
Construída em 1619, no alto de uma pedreira, esta pequenina Igreja tem o mar a seus pés. Sua localização estratégica, em Meaípe, permitiu a guarda da costa de Guarapari e dificultou o ataque dos índios. Restaurada diversas vezes, após sucessivos abandonos, marca a passagem da catequese dos jesuítas pela sertanias de Guarapari.

Anúncios

Sobre carlosilva41

SOU UM SER DE DEUS.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para MONUMENTOS HISTÓRICOS DE GUARAPARI

  1. rayane disse:

    aprendi muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s