O jovem e o voto

Qual a importância do voto na adolescência?

O voto para jovens entre 16 e 17 anos é facultativo. Mesmo assim, alguns optam por participar da eleição. Para o cientista político e professor do curso de Sociologia e Política da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), José Paulo Martins Júnior, o que pode levar um jovem dessa idade a votar é a consciência de que estará participando do destino do país. “É importante que ele perceba que o voto dele representa bastante”, afirmou. Segundo o especialista, que foi às urnas pela primeira vez antes de completar 18 anos, a possibilidade de votar nessa idade só amplia a cidadania. “As pessoas falam pouco sobre política, então vejo nessas idades uma oportunidade para começar esse exercício”.
A estudante Thiara Milhomem, 18, por exemplo, tirou o título com 16 anos e de lá para cá não deixou de se envolver em atividades políticas. “Votar, para mim, é exercer a cidadania e meu papel de brasileira”, disse. Desde os 15, Thiara faz parte da UBES (União Brasileira dos Estudantes). Atualmente, ela compõe a diretoria executiva da organização e é responsável pela campanha nacional “Se liga 16”, que tem por objetivo incentivar jovens entre 16 e 17 anos a tirar o título de eleitor.

Anúncios

Sobre carlosilva41

SOU UM SER DE DEUS.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O jovem e o voto

  1. vidaloka disse:

    professor cinto muito mas nao vai ter como eu te entregar o trabalho dia 10 ;;;;;DESCULPE ;;;fis de tudo mas nao tem geito /////DANIELI E BRENDA DO 6 ANO D;;;;;;;;;;;;;;; ah/ quando voce ler isso por favor me responde ………UM BEIJO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s